Skip to content Skip to footer

Resoluções da Assembleia Geral da ONU: Resolução 52/164

A assembleia geral,

Recordando a sua resolução 49/60, de 9 de Dezembro de 1994, através da qual adoptou a Declaração sobre Medidas para Eliminar o Terrorismo Internacional, e a sua resolução 51/210, de 17 de Dezembro de 1996,

Tendo considerado o texto do projeto de convenção para a supressão de atentados terroristas preparado pelo Comitê Ad Hoc estabelecido pela resolução 51/210 da Assembleia Geral de 17 de dezembro de 1996 1/ e pelo Grupo de Trabalho do Sexto Comitê, 2/

1. Adota a Convenção Internacional para a Supressão de Atentados Terroristas à Bomba anexa à presente resolução e decide abri-la para assinatura na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque, de 12 de janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 1999;

2. Exorta todos os Estados a assinarem e ratificarem, aceitarem ou aprovarem ou aderirem à Convenção.

ANEXO
Convenção Internacional para a
Supressão de Atentados Terroristas

Os Estados Partes nesta Convenção,

Tendo em mente os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas relativos à manutenção da paz e segurança internacionais e à promoção da boa vizinhança e das relações amistosas e da cooperação entre os Estados,

Profundamente preocupado com a escalada mundial de atos de terrorismo em todas as suas formas e manifestações,

Recordando a Declaração por ocasião do quinquagésimo aniversário das Nações Unidas, de 24 de Outubro de 1995, 3/

Recordando também a Declaração sobre Medidas para Eliminar o Terrorismo Internacional, anexa à resolução 49/60 da Assembleia Geral, de 9 de Dezembro de 1994, na qual, inter alia, “os Estados Membros das Nações Unidas reafirmam solenemente a sua condenação inequívoca de todos os actos, métodos e práticas do terrorismo como criminoso e injustificável, onde quer que seja cometido e por quem quer que seja, incluindo aqueles que põem em risco as relações amistosas entre os Estados e os povos e ameaçam a integridade territorial e a segurança dos Estados”,

Observando que a Declaração também incentivou os Estados “a reverem urgentemente o âmbito das disposições jurídicas internacionais existentes sobre a prevenção, repressão e eliminação do terrorismo em todas as suas formas e manifestações, com o objectivo de assegurar que exista um quadro jurídico abrangente que cubra todos os aspectos do assunto”,

Recordando a resolução 51/210 da Assembleia Geral, de 17 de dezembro de 1996, e a Declaração que Suplementa a Declaração de 1994 sobre Medidas para Eliminar o Terrorismo Internacional a ela anexa,

Observando que os ataques terroristas por meio de explosivos ou outros dispositivos letais têm se tornado cada vez mais difundidos,

Observando também que as disposições jurídicas multilaterais existentes não abordam adequadamente estes ataques,

Convencidos da necessidade urgente de reforçar a cooperação internacional entre os Estados na concepção e adopção de medidas eficazes e práticas para a prevenção de tais actos de terrorismo e para a acusação e punição dos seus perpetradores,

Considerando que a ocorrência de tais atos é motivo de grande preocupação para a comunidade internacional como um todo,

Observando que as atividades das forças militares dos Estados são regidas por regras de direito internacional fora do âmbito desta Convenção e que a exclusão de certas ações da cobertura desta Convenção não tolera ou torna lícitos atos de outra forma ilícitos, ou impede a ação penal sob outros leis,

Acordaram o seguinte:

Artigo 1

Para os efeitos desta Convenção:

1. “Instalação estatal ou governamental” inclui qualquer instalação ou meio de transporte permanente ou temporário que seja utilizado ou ocupado por representantes de um Estado, membros do Governo, do poder legislativo ou do poder judicial ou por funcionários ou empregados de um Estado ou de qualquer outra autoridade pública ou entidade ou por funcionários ou funcionários de uma organização intergovernamental em conexão com suas funções oficiais.

2. “Instalação de infra-estruturas” significa qualquer instalação de propriedade pública ou privada que forneça ou distribua serviços em benefício do público, tais como água, esgotos, energia, combustível ou comunicações.

3. “Dispositivo explosivo ou outro dispositivo letal” significa:

(a) Uma arma ou dispositivo explosivo ou incendiário concebido ou que tenha a capacidade de causar a morte, lesões corporais graves ou danos materiais substanciais; ou

(b) Uma arma ou dispositivo concebido ou que tenha a capacidade de causar a morte, lesões corporais graves ou danos materiais substanciais através da libertação, disseminação ou impacto de produtos químicos tóxicos, agentes biológicos ou toxinas ou substâncias semelhantes ou radiação ou material radioactivo .

4. “Forças militares de um Estado” significa as forças armadas de um Estado que estão organizadas, treinadas e equipadas ao abrigo do seu direito interno com o objectivo principal de defesa ou segurança nacional e as pessoas que actuam em apoio dessas forças armadas que estão sob a sua autoridade formal. comando, controle e responsabilidade.

5. “Local de uso público” significa as partes de qualquer edifício, terreno, rua, curso de água ou outro local que seja acessível ou aberto ao público, seja de forma contínua, periódica ou ocasional, e abrange qualquer atividade comercial, empresarial, cultural, local histórico, educacional, religioso, governamental, de entretenimento, recreativo ou similar que seja tão acessível ou aberto ao público.

6. “Sistema de transporte público” significa todas as instalações, meios de transporte e instrumentos, de propriedade pública ou privada, que são utilizados em ou para serviços publicamente disponíveis para o transporte de pessoas ou carga.

Artigo 2.º

1. Qualquer pessoa comete um delito na acepção da presente Convenção se entregar, colocar, descarregar ou detonar, ilegal e intencionalmente, um dispositivo explosivo ou outro dispositivo letal num local de utilização pública, numa instalação estatal ou governamental, numa instalação sistema de transporte público ou instalação de infraestrutura:

 

(a) Com a intenção de causar morte ou lesões corporais graves; ou

(b) Com a intenção de causar destruição extensiva de tal local, instalação ou sistema, onde tal destruição resulte ou possa resultar em grandes perdas econômicas.

2. Qualquer pessoa também comete um delito se tentar cometer um delito nos termos do n.º 1 do presente artigo.

3. Comete também infracção qualquer pessoa que:

 

a) Participar como cúmplice na infracção prevista nos n.ºs 1 ou 2 do presente artigo; ou

(b) Organizar ou ordenar que outros cometam um crime conforme estabelecido nos parágrafos 1 ou 2 do presente artigo; ou

c) Contribuir de qualquer outra forma para a prática de uma ou mais infracções previstas nos n.ºs 1 ou 2 do presente artigo por um grupo de pessoas que actue com um objectivo comum; essa contribuição deve ser intencional e feita com o objetivo de promover a atividade criminosa geral ou o propósito do grupo ou ser feita com conhecimento da intenção do grupo de cometer o delito ou delitos em questão.

 

Artigo 3.º

Esta Convenção não se aplicará quando o crime for cometido dentro de um único Estado, o suposto autor e as vítimas forem nacionais desse Estado, o suposto autor for encontrado no território desse Estado e nenhum outro Estado tiver base nos termos do artigo 6, parágrafo 1 ou parágrafo 2 desta Convenção para exercer jurisdição, exceto que as disposições dos artigos 10 a 15 serão, conforme apropriado, aplicadas nesses casos.

 

Artigo 4.º

Cada Estado Parte adotará as medidas que forem necessárias:

(a) Estabelecer como infracções penais, nos termos do seu direito interno, as infracções previstas no artigo 2.º da presente Convenção;

(b) Tornar essas infrações puníveis com penas apropriadas que levem em conta a natureza grave dessas infrações.

 

Artigo 5.º

Cada Estado Parte adoptará as medidas que forem necessárias, incluindo, se for caso disso, a legislação interna, para garantir que os actos criminosos no âmbito da presente Convenção, em particular quando se destinam ou são calculados para provocar um estado de terror no público em geral, ou num grupo de pessoas ou em determinadas pessoas, não são em caso algum justificáveis ​​por considerações de natureza política, filosófica, ideológica, racial, étnica, religiosa ou outra similar e são punidos com penas compatíveis com a sua gravidade.

Artigo 6.º

1. Cada Estado Parte tomará as medidas necessárias para estabelecer a sua jurisdição sobre os delitos previstos no artigo 2.º quando:

 

a) A infracção for cometida no território desse Estado; ou

(b) A infracção for cometida a bordo de um navio que arvore a bandeira desse Estado ou de uma aeronave registada ao abrigo da legislação desse Estado no momento em que a infracção for cometida; ou

(c) O crime for cometido por um nacional desse Estado.

2. Um Estado Parte também poderá estabelecer a sua jurisdição sobre qualquer delito deste tipo quando:

 

(a) O crime for cometido contra um nacional desse Estado; ou

(b) O crime for cometido contra um Estado ou instalação governamental desse Estado no exterior, incluindo uma embaixada ou outras instalações diplomáticas ou consulares desse Estado; ou

(c) O delito for cometido por um apátrida que tenha residência habitual no território desse Estado; ou

(d) O delito for cometido na tentativa de obrigar esse Estado a praticar ou a abster-se de praticar qualquer ato; ou

(e) O crime for cometido a bordo de uma aeronave operada pelo Governo desse Estado.

3. Ao ratificar, aceitar, aprovar ou aderir a esta Convenção, cada Estado Parte notificará o Secretário-Geral das Nações Unidas da jurisdição que estabeleceu ao abrigo do seu direito interno, em conformidade com o parágrafo 2 do presente artigo. Caso ocorra qualquer alteração, o Estado Parte em causa notificará imediatamente o Secretário-Geral. 4. Cada Estado Parte tomará igualmente as medidas necessárias para estabelecer a sua jurisdição sobre os crimes previstos no artigo 2.º, nos casos em que o alegado autor esteja presente no seu território e não extradite essa pessoa para nenhum dos Estados Partes. que tenham estabelecido a sua jurisdição nos termos do n.º 1 ou 2 do presente artigo. 5. A presente Convenção não exclui o exercício de qualquer jurisdição penal estabelecida por um Estado Parte em conformidade com o seu direito interno.

 

Artigo 7.º

1. Ao receber informação de que uma pessoa que cometeu ou que se alega ter cometido um delito conforme estabelecido no artigo 2º pode estar presente no seu território, o Estado Parte em questão tomará as medidas que possam ser necessárias nos termos da sua legislação interna para investigar os fatos contidos nas informações. 2. Ao considerar-se que as circunstâncias o justificam, o Estado Parte em cujo território o autor ou suposto autor se encontra deverá tomar as medidas apropriadas, nos termos da sua legislação interna, a fim de assegurar a presença dessa pessoa para fins de processo ou extradição. 3. Qualquer pessoa relativamente à qual sejam tomadas as medidas referidas no n.º 2 do presente artigo tem direito:

 

(a) Comunicar-se sem demora com o representante apropriado mais próximo do Estado do qual essa pessoa é nacional ou que de outra forma tem o direito de proteger os direitos dessa pessoa ou, se essa pessoa for um apátrida, o Estado em cujo território essa pessoa reside habitualmente;

(b) Ser visitado por um representante desse Estado;

(c) Ser informado dos direitos dessa pessoa nos termos das alíneas (a) e (b).

4. Os direitos referidos no parágrafo 3 do presente artigo serão exercidos em conformidade com as leis e regulamentos do Estado em cujo território o autor ou suposto autor esteja presente, sujeito à disposição de que as referidas leis e regulamentos devem permitir que sejam plenamente concretizados os fins a que se destinam os direitos concedidos ao abrigo do n.º 3. 5. As disposições dos parágrafos 3 e 4 do presente artigo não prejudicarão o direito de qualquer Estado Parte que tenha reivindicação de jurisdição de acordo com o artigo 6, subparágrafo 1 (c) ou 2 (c), de convidar a Internacional Comité da Cruz Vermelha para comunicar e visitar o alegado infrator. 6. Quando um Estado Parte, nos termos do presente artigo, tiver levado uma pessoa sob custódia, notificará imediatamente, diretamente ou através do Secretário-Geral das Nações Unidas, os Estados Partes que estabeleceram jurisdição em conformidade com o artigo 6.º, parágrafos 1 e 2, e, se considerar aconselhável, quaisquer outros Estados Partes interessados, do facto de essa pessoa estar sob custódia e das circunstâncias que justificam a sua detenção. O Estado que realizar a investigação prevista no parágrafo 1 do presente artigo informará prontamente os referidos Estados Partes das suas conclusões e indicará se pretende exercer a jurisdição.

 

Artigo 8.º

1. O Estado Parte em cujo território o alegado autor se encontra deverá, nos casos a que se aplica o artigo 6.º, se não extraditar essa pessoa, ser obrigado, sem qualquer excepção, quer o crime tenha sido ou não cometido no seu território , submeter o caso, sem demora injustificada, às suas autoridades competentes para efeitos de procedimento penal, através de procedimentos em conformidade com a legislação desse Estado. Essas autoridades tomarão a sua decisão da mesma forma que no caso de qualquer outro delito de natureza grave nos termos da legislação desse Estado. 2. Sempre que a legislação interna de um Estado Parte seja autorizada a extraditar ou de outro modo entregar um dos seus nacionais, apenas sob a condição de a pessoa ser devolvida a esse Estado para cumprir a pena imposta como resultado do julgamento ou processo para o qual o a extradição ou entrega da pessoa foi solicitada, e este Estado e o Estado que solicita a extradição da pessoa concordam com esta opção e outros termos que considerem apropriados, tal extradição ou entrega condicional será suficiente para cumprir a obrigação estabelecida no parágrafo 1º do presente artigo.

 

Artigo 9.º

1. Os crimes previstos no artigo 2.º serão considerados incluídos como crimes passíveis de extradição em qualquer tratado de extradição existente entre qualquer dos Estados Partes antes da entrada em vigor da presente Convenção. Os Estados Partes comprometem-se a incluir tais crimes como crimes passíveis de extradição em todos os tratados de extradição a serem posteriormente celebrados entre eles. 2. Quando um Estado Parte que condiciona a extradição à existência de um tratado receber um pedido de extradição de outro Estado Parte com o qual não tenha tratado de extradição, o Estado Parte requerido poderá, a seu critério, considerar esta Convenção como uma base jurídica. para extradição em relação aos crimes previstos no artigo 2. A extradição estará sujeita às demais condições previstas na legislação do Estado requerido. 3. Os Estados Partes que não condicionem a extradição à existência de um tratado reconhecerão os crimes previstos no artigo 2.º como crimes passíveis de extradição entre si, sujeitos às condições previstas na legislação do Estado requerido. 4. Se necessário, os crimes previstos no artigo 2.º serão tratados, para efeitos de extradição entre os Estados Partes, como se tivessem sido cometidos não só no local onde ocorreram, mas também no território dos Estados que tenham cometido jurisdição estabelecida de acordo com os parágrafos 1 e 2 do artigo 6. 5. As disposições de todos os tratados e acordos de extradição entre os Estados Partes no que diz respeito aos crimes previstos no artigo 2 serão consideradas modificadas entre os Estados Partes na medida em que são incompatíveis com esta Convenção.

 

Artigo 10.º

1. Os Estados Partes prestar-se-ão mutuamente a maior assistência possível no âmbito de investigações ou processos criminais ou de extradição instaurados relativamente aos crimes enunciados no artigo 2.º, incluindo assistência na obtenção de provas à sua disposição necessárias para o processo. 2. Os Estados Partes cumprirão as suas obrigações nos termos do parágrafo 1 do presente artigo em conformidade com quaisquer tratados ou outros acordos de assistência jurídica mútua que possam existir entre eles. Na ausência de tais tratados ou acordos, os Estados Partes prestarão assistência mútua de acordo com o seu direito interno.

 

Artigo 11.º

Nenhum dos crimes previstos no artigo 2.º será considerado, para efeitos de extradição ou assistência jurídica mútua, como crime político ou como crime relacionado com crime político ou como crime inspirado por motivos políticos. Por conseguinte, um pedido de extradição ou de auxílio judiciário mútuo baseado em tal crime não pode ser recusado pelo simples facto de se tratar de um crime político ou de um crime relacionado com um crime político ou de um crime inspirado por motivos políticos.

 

Artigo 12.º

Nada nesta Convenção será interpretado como impondo uma obrigação de extradição ou de assistência jurídica mútua, se o Estado Parte requerido tiver motivos substanciais para acreditar que o pedido de extradição pelos crimes previstos no artigo 2.º ou de assistência jurídica mútua no que diz respeito a tais crimes tenham sido cometidos com o propósito de processar ou punir uma pessoa devido à sua raça, religião, nacionalidade, origem étnica ou opinião política ou que o cumprimento do pedido possa causar prejuízo à posição dessa pessoa por qualquer uma destas razões.

 

Artigo 13.º

1. Uma pessoa que esteja detida ou cumprindo pena no território de um Estado Parte, cuja presença em outro Estado Parte seja solicitada para fins de testemunho, identificação ou de outra forma para fornecer assistência na obtenção de provas para a investigação ou acusação de crimes nos termos deste A Convenção poderá ser transferida se as seguintes condições forem atendidas:

 

(a) A pessoa dá livremente o seu consentimento informado; e

(b) As autoridades competentes de ambos os Estados concordam, sujeito às condições que esses Estados considerem apropriadas.

2. Para efeitos do presente artigo:

 

(a) O Estado para o qual a pessoa é transferida terá a autoridade e a obrigação de manter a pessoa transferida sob custódia, salvo solicitação ou autorização em contrário do Estado do qual a pessoa foi transferida;

(b) O Estado para o qual a pessoa é transferida implementará sem demora a sua obrigação de devolver a pessoa à custódia do Estado do qual a pessoa foi transferida, conforme previamente acordado, ou conforme acordado de outra forma, pelas autoridades competentes de ambos os Estados;

(c) O Estado para o qual a pessoa é transferida não exigirá que o Estado do qual a pessoa foi transferida inicie um processo de extradição para o retorno da pessoa;

(d) A pessoa transferida receberá um crédito pelo cumprimento da pena cumprida no Estado de onde foi transferida pelo tempo passado sob a custódia do Estado para o qual foi transferida.

3. A menos que o Estado Parte do qual uma pessoa será transferida de acordo com o presente artigo assim o concorde, essa pessoa, qualquer que seja a sua nacionalidade, não será processada, detida ou sujeita a qualquer outra restrição da sua liberdade pessoal. no território do Estado para o qual essa pessoa é transferida em relação a atos ou convicções anteriores à sua saída do território do Estado do qual essa pessoa foi transferida.

 

Artigo 14.º

A qualquer pessoa detida ou em relação à qual sejam tomadas quaisquer outras medidas ou instaurados procedimentos nos termos da presente Convenção será garantido um tratamento equitativo, incluindo o gozo de todos os direitos e garantias em conformidade com a legislação do Estado em cujo território essa pessoa esteja presente e as disposições aplicáveis ​​do direito internacional, incluindo o direito internacional dos direitos humanos.

 

Artigo 15.º

Os Estados Partes cooperarão na prevenção dos delitos enunciados no artigo 2, especialmente:

 

(a) Tomando todas as medidas possíveis, incluindo, se necessário, adaptando a sua legislação interna, para prevenir e combater os preparativos nos seus respectivos territórios para a prática desses crimes dentro ou fora dos seus territórios, incluindo medidas para proibir nos seus territórios actividades ilegais de pessoas, grupos e organizações que incentivem, instiguem, organizem, financiem conscientemente ou se envolvam na perpetração de crimes conforme estabelecido no artigo 2;

(b) Trocando informações precisas e verificadas de acordo com a sua legislação nacional, e coordenando medidas administrativas e outras tomadas conforme apropriado para prevenir a prática de infrações, conforme estabelecido no artigo 2;

(c) Quando apropriado, por meio de pesquisa e desenvolvimento relativos a métodos de detecção de explosivos e outras substâncias nocivas que podem causar morte ou lesões corporais, consultas sobre o desenvolvimento de padrões para marcação de explosivos, a fim de identificar sua origem em investigações pós-explosão, intercâmbio de informações sobre medidas preventivas, cooperação e transferência de tecnologia, equipamentos e materiais relacionados.

 

Artigo 16.º

O Estado Parte onde o suposto infrator for processado deverá, de acordo com sua legislação interna ou procedimentos aplicáveis, comunicar o resultado final do processo ao Secretário-Geral das Nações Unidas, que transmitirá a informação aos outros Estados Partes.

 

Artigo 17.º

Os Estados Partes cumprirão as suas obrigações decorrentes da presente Convenção de uma forma consistente com os princípios da igualdade soberana e da integridade territorial dos Estados e da não intervenção nos assuntos internos de outros Estados.

 

Artigo 18.º

Nada nesta Convenção autoriza um Estado Parte a exercer, no território de outro Estado Parte, o exercício de jurisdição e o desempenho de funções que são reservadas exclusivamente às autoridades desse outro Estado Parte pelo seu direito interno.

 

Artigo 19.º

1. Nada na presente Convenção afectará outros direitos, obrigações e responsabilidades dos Estados e dos indivíduos ao abrigo do direito internacional, em particular os objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas e do direito humanitário internacional. 2. As atividades das forças armadas durante um conflito armado, tal como estes termos são entendidos no âmbito do direito humanitário internacional, que são regidas por esse direito, não são regidas pela presente Convenção, e as atividades realizadas pelas forças militares de um Estado no exercício de as suas funções oficiais, na medida em que sejam regidas por outras regras do direito internacional, não são regidas pela presente Convenção.

 

Artigo 20.º

1. Qualquer litígio entre dois ou mais Estados Partes relativo à interpretação ou aplicação da presente Convenção que não possa ser resolvido através de negociação num prazo razoável será, a pedido de um deles, submetido a arbitragem. Se, no prazo de seis meses a contar da data do pedido de arbitragem, as partes não conseguirem chegar a acordo sobre a organização da arbitragem, qualquer uma dessas partes poderá submeter o litígio ao Tribunal Internacional de Justiça, mediante requerimento, em conformidade com o Estatuto do Tribunal. 2. Cada Estado poderá, no momento da assinatura, ratificação, aceitação ou aprovação da presente Convenção ou da sua adesão, declarar que não se considera vinculado pelo parágrafo 1 do presente artigo. Os outros Estados Partes não ficarão vinculados pelo parágrafo 1 em relação a qualquer Estado Parte que tenha feito tal reserva. 3. Qualquer Estado que tenha feito uma reserva nos termos do parágrafo 2 do presente artigo poderá, a qualquer momento, retirar essa reserva, mediante notificação ao Secretário-Geral das Nações Unidas.

 

Artigo 21.º

1. A presente Convenção estará aberta à assinatura de todos os Estados, de 12 de Janeiro de 1998 a 31 de Dezembro de 1999, na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque. 2. Esta Convenção está sujeita a ratificação, aceitação ou aprovação. Os instrumentos de ratificação, aceitação ou aprovação serão depositados junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas. 3. Esta Convenção estará aberta à adesão de qualquer Estado. Os instrumentos de adesão serão depositados junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas.

 

Artigo 22.º

1. A presente Convenção entrará em vigor no trigésimo dia seguinte à data do depósito do vigésimo segundo instrumento de ratificação, aceitação, aprovação ou adesão junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas. 2. Para cada Estado que ratifique, aceite, aprove ou adira à Convenção após o depósito do vigésimo segundo instrumento de ratificação, aceitação, aprovação ou adesão, a Convenção entrará em vigor no trigésimo dia após o depósito por esse Estado do seu instrumento de ratificação, aceitação, aprovação ou adesão.

 

Artigo 23.º

1. Qualquer Estado Parte poderá denunciar a presente Convenção mediante notificação escrita ao Secretário-Geral das Nações Unidas.

2. A denúncia produzirá efeitos um ano após a data em que a notificação for recebida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas.

Artigo 24.º

O original desta Convenção, cujos textos em árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol são igualmente autênticos, será depositado junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas, que enviará cópias autenticadas da mesma a todos os Estados.

EM TESTEMUNHO DO QUE, os abaixo assinados, devidamente autorizados para o efeito pelos seus respectivos Governos, assinaram a presente Convenção, aberta à assinatura na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque, em 12 de Janeiro de 1998.

Leave a comment